Turismo de MS promove ações de neutralização de carbono e gestão de resíduos no Festival de Bonito

Com foco nas estratégias e ações que visam reduzir a pegada de carbono em Mato Grosso do Sul, a Fundação de Turismo de MS promove a neutralização de emissão de CO2 durante a XXII edição do Festival de Inverno de Bonito. O município é o primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo e atrativo de ecoturismo do destino é o primeiro a receber a ‘Certificação Climate Positive’ do mundo.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling, destaca as ações da Fundtur/MS no evento. “Estamos bem atuantes nesta edição do Festival de Inverno de Bonito, começando pela participação nas discussões junto à comunidade e também com ações de sustentabilidade, com o objetivo de apoiar para que este seja o primeiro Festival carbono neutro do Mato Grosso do Sul. Então, nosso objetivo é zerar as emissões de carbono no festival e promover um evento lixo zero, trabalhando dentro da meta de que MS seja território reconhecido internacionalmente como Carbono Neutro até 2030 e corroborando com a fala do governador Eduardo Riedel de que possamos promover um evento responsável e, futuramente, que ele seja referência para outros eventos nacionais”.

A XXII edição do Festival de Inverno de Bonito acontece de 23 a 27 de agosto e é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura, Sesc MS e Prefeitura de Bonito, traz para o Estado atrações nacionais e regionais.

Parceiros e ações

A Fundação de Turismo de MS estará presente em um estande no Festival, em parceria com a sturtup Du Bem, que fará a gestão residual com trabalho em dois eixos: educação sobre descarte correto do lixo e reciclagem, além de disponibilizar lixeiras de recicláveis e coleta para a cooperativa de catadores, com painel demonstrativo sobre o quanto foi preservado do meio ambiente com o descarte correto do lixo durante os 4 dias de evento; e também com a sturtup Compensei, que fará a compensação do crédito de carbono, inventário e coordenação da gestão de resíduos.

Então, quem for ao XXII Festival de Inverno de Bonito, poderá contribuir para a sustentabilidade de maneira significativa. As ações recomendadas são descartar corretamente as latinhas, garrafinhas de água, sacolas plásticas, papelões e outros resíduos nos coletores apropriados, distribuídos em diversos pontos do evento e que terão sua destinação adequada, realizada pela startup Du Bem.

Além disso, cada participante do Festival poderá neutralizar carbono preenchendo o “carbonômetro” do evento, realizado pela Compensei. É só escanear o QR Code que estará espalhado por todo o evento ou ir até estande da FundturMS e seguir as orientações, por exemplo:

Programação

As atrações principais do XXII Festival de Inverno de Bonito são Fafá de Belém (dia 23), Paulinho Moska e Maria Gadú (24), Iza (25), Emicida (26) e Trio Parada Dura (27). Além dos shows musicais, a festa cultural irá contar com espetáculos, teatro, dança, circo, arte, tecnologia, interatividade, cenografia, atrações infantis e diversas atividades paralelas.

Outro foco do Festival de Inverno de Bonito 2023 é a valorização da participação da família, com a criação do Festival Bonitinho, com diversas atrações para a criançada como o “Mundo Bita”, no dia 25, sexta-feira, e “Palavra Cantada”, no sábado, 26. E ainda o Corredor de Economia Criativa, com produtos oriundos de produtores de Mato Grosso do Sul, como gastronomia e artesanato.

Compartilhar post:

Receba nossa news

Populares

Mais como esta
Relacionadas

Marçal Filho Foge do Debate: O Coitado Injustiçado ou O Famoso ‘Fez, Mas Foi Sem Querer’?

O debate deste sábado entre os candidatos à prefeitura...

População de Dourados Aguarda Ansiosa pelo Primeiro Confronto entre Alan Guedes e Marçal Filho

Neste sábado, Dourados será palco do primeiro confronto entre...

Deputada criticada, drible ético e mulherada de olho roxo

Deputada criticadaO pessoal do PL de Dourados parece que...

Marçal Filho “esconde” Zé Teixeira em evento do PSDB em Dourados

Estratégia??? Por que Marçal Filho (PSDB) quer esconder o...