Conselho Universitário aprova 10 de maio para consulta para novo reitor e vice-reitor da UFMS

O Conselho Universitário aprovou hoje, por unanimidade, a instalação do Colégio Eleitoral na próxima quarta, 27, para iniciar o processo de consulta à comunidade universitária e a organização da lista tríplice de reitor para o mandato de 2024-2028, que deve ser encaminhada ao MEC até final de maio deste ano.

A data da consulta à Comunidade Universitária (professores, técnicos e estudantes) será no dia 10 de maio, aprovada pelo Conselho Universitário, órgão máximo da Universidade. O mandato do reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Ítavo vai até 26 de outubro de 2024.

O Regimento do Colégio Eleitoral, com as etapas de todo processo de consulta, já está aprovado pelo Conselho Universitário por meio da Resolução nº 150-COUN/UFMS, de 7 de dezembro de 2021. De acordo com a legislação federal e o Regimento do Colégio Eleitoral da UFMS, a escolha dos reitores das Universidades Federais é realizada por meio de processo democrático e participativo, com representação dos segmentos da comunidade universitária e da sociedade. Na consulta pública à comunidade universitária, os pesos são diferentes para os segmentos da comunidade universitária, sendo 70% para professores, 15% para técnicos e 15% para estudantes. 

A partir da próxima quarta, o Colégio Eleitoral da UFMS será constituído para definir os prazos para a inscrição das chapas com os candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor, composição das comissões e normativos específicos.

O reitor Marcelo Turine destacou que a eleição para Reitores das Universidades Federais é um processo institucional de extrema importância para a participação democrática e segue as normativas do governo federal desde 1995, como a Lei nº 9.192, que determinou a composição de listas tríplices para a escolha e nomeação de reitor. Na UFMS, a primeira lista tríplice foi elaborada em 1996, com mandato até 2000, com eleição de Jorge Chacha e Amaury de Souza para reitor e vice, respectivamente.

O Colégio Eleitoral é composto por representantes dos cinco conselhos superiores da Universidade, o Conselho Universitário, o Conselho Diretor, o Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, o Conselho de Graduação e o Conselho de Extensão, totalizando aproximadamente 181 pessoas, com professores, técnicos, estudantes e representante da sociedade. 

Texto: Rose Pinheiro

Compartilhar post:

Receba nossa news

Populares

Mais como esta
Relacionadas

Marçal Filho Foge do Debate: O Coitado Injustiçado ou O Famoso ‘Fez, Mas Foi Sem Querer’?

O debate deste sábado entre os candidatos à prefeitura...

População de Dourados Aguarda Ansiosa pelo Primeiro Confronto entre Alan Guedes e Marçal Filho

Neste sábado, Dourados será palco do primeiro confronto entre...

Deputada criticada, drible ético e mulherada de olho roxo

Deputada criticadaO pessoal do PL de Dourados parece que...

Marçal Filho “esconde” Zé Teixeira em evento do PSDB em Dourados

Estratégia??? Por que Marçal Filho (PSDB) quer esconder o...