Com conflitos no MS, STF realiza audiência sobre marco temporal

Indígena mostra ferimento por bala de borracha na barriga / Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta segunda-feira (5) a primeira audiência da comissão de conciliação para tratar das ações relacionadas ao marco temporal para demarcação de terras indígenas. A reunião começou às 13h (horário de MS) no plenário da Segunda Turma da Corte.

Em Douradina, a situação é tensa entre produtores rurais e indígenas, que disputam a demarcação do Território Panambi Lagoa Rica. No domingo (4), novos confrontos resultaram em feridos de ambos os lados. Equipes da Força Nacional, Polícia Militar e outras instituições de segurança conseguiram controlar a situação.

No sábado (3), dez indígenas ficaram feridos no confronto mais violento desde as ocupações de sete áreas próximas à aldeia, iniciadas em 14 de julho.

A audiência foi convocada pelo ministro Gilmar Mendes, relator das ações protocoladas pelos partidos PL, PP e Republicanos para manter a validade do projeto de lei que reconheceu o marco temporal. Entidades que representam indígenas e partidos governistas contestam a constitucionalidade da tese.

Gilmar Mendes também negou o pedido de entidades para suspender a deliberação do Congresso que validou o marco temporal, decisão que desagradou os indígenas. As reuniões da comissão de conciliação estão previstas para continuar até 18 de dezembro deste ano.

Compartilhar post:

Receba nossa news

Populares

Mais como esta
Relacionadas

Marçal Filho Foge do Debate: O Coitado Injustiçado ou O Famoso ‘Fez, Mas Foi Sem Querer’?

O debate deste sábado entre os candidatos à prefeitura...

População de Dourados Aguarda Ansiosa pelo Primeiro Confronto entre Alan Guedes e Marçal Filho

Neste sábado, Dourados será palco do primeiro confronto entre...

Deputada criticada, drible ético e mulherada de olho roxo

Deputada criticadaO pessoal do PL de Dourados parece que...

Marçal Filho “esconde” Zé Teixeira em evento do PSDB em Dourados

Estratégia??? Por que Marçal Filho (PSDB) quer esconder o...