Na última terça-feira (16), uma ação conjunta de policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) resultou na apreensão de onze veículos carregados com produtos contrabandeados e descaminhados na MS-379, em Laguna Carapã. Ao todo, quatro mulheres e sete homens foram detidos durante a operação.
A equipe do DOF realizava bloqueio na rodovia, em uma área rural do município, quando abordou os condutores dos veículos suspeitos. Durante a revista, os policiais encontraram uma grande quantidade de produtos de origem estrangeira sem documentação legal para entrada no país, incluindo:
Questionados sobre a procedência das mercadorias, todos os detidos afirmaram que as adquiriram em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Segundo eles, o objetivo final era revender os produtos nas cidades de Dourados e Nova Andradina em Mato Grosso do Sul, além de Dracena e Irapuru no Estado de São Paulo.
Os produtos apreendidos foram estimados em um valor total de R$ 1 milhão. As mercadorias foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Federal em Dourados e para a Receita Federal em Ponta Porã.
A operação de apreensão aconteceu como parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ). A ação demonstra o compromisso das forças de segurança com o combate ao contrabando e descaminho, protegendo a economia do país e garantindo a segurança da população.