Teve início nesta semana, um novo recall corretivo para os airbags de cortina do VW Tiguan Allspace, ano/modelo 2019, para corrigir possíveis falhas na abertura dos equipamentos de cabeça do lado esquerdo e/ou direito do SUV de sete lugares.
De acordo com a montadora, o motivo do novo recall é um possível defeito no gerador de gás do airbag, que pode romper durante o acionamento e expelir partículas.
Ainda conforme a empresa, apesar de não terem sido registradas ocorrências desta falha, caso ocorra o rompimento do gerador de gás, “fragmentos metálicos podem ser projetados no interior do veículo, gerando risco de danos físicos ou fatais aos seus ocupantes“.
Segundo a VW, após a inspeção, se confirmada a necessidade, haverá a substituição dos airbags para cabeça do lado esquerdo e/ou direito do Tiguan Allspace. Assim como todo recall, o serviço é gratuito e tem tempo de reparo estimado de até cinco horas.
A montadora informou que serão enviadas cartas aos proprietários dos veículos envolvidos na ação. Para agendar o serviço basta visitar o site de recalls da Volkswagen e escolher o local, dia e horário.
Diferente do novo chamado, que tem caráter preventivo, a Volkswagen já abriu outro recall para o Tiguan Allspace envolvendo o airbag frontal do passageiro. Neste caso, não foi informada a existência de ocorrências, apenas a necessidade de substituição.
As unidades de ano/modelo 2018 tiveram seus airbags substituídos, já que em caso de colisão que demande o acionamento, a bolsa do lado do passageiro podia se desdobrar de forma irregular, podendo ocasionar danos físicos ao passageiro dianteiro.
Para esta ação, os motoristas também foram informados por meio de cartas e o tempo de reparo estimado foi de uma hora de espera.