Proler 2023 começa na próxima sexta-feira; inscrições para cursos e oficinas estão abertas

O 24º Encontro do Proler começa nesta sexta-feira, dia 20 de outubro de 2023. O evento é aberto ao público e as inscrições para cursos e oficinas estão abertas e são gratuitas.

O evento tem por objetivo contribuir com o processo formativo de profissionais envolvidos com a formação de leitores, por meio da partilha de conhecimentos e troca de experiências sobre o livro, a biblioteca, a leitura e a literatura. O evento é realizado em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas de MS. O público alvo são professores, acadêmicos, bibliotecários, leitores, escritores, gestores públicos e todos interessados em literatura.   

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Proler tem como finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura e literatura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e literatura. Isto implica articular a leitura/literatura com outras expressões culturais, propiciar o acesso a materiais escritos, abrir novos espaços de leitura, e integrar as práticas de leitura aos processos educacionais, dentro e fora da escola.

Em Campo Grande, MS, o comitê Proler é conveniado à Fundação de Cultura de MS desde 1997 e conta com membros de diversas instituições públicas e privadas do Estado como UEMS, UFMS,IFMS, SED, Semed/CG, IFMS, Sectur, UBE e outros parceiros da sociedade civil e vem desde então organizando atividades anuais e seu encontro com duas interrupções. O comitê que faz parte da estrutura da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, dentro da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, no Núcleo de Livro, leitura, Literatura e Bibliotecas, sendo coordenado desde 2015 pela gestora Melly Sena.

“O Proler chega à sua 24ª edição. Decidimos fazer junto com a Semana Nacional do Livro e Biblioteca e estamos fazendo uma reestruturação para repensar nossos objetivos, de fazer um quadro a longo prazo das ações que a gente vai trabalhar envolvendo o Proler. O Proler é um dos eventos mais antigos e mais importantes que a gente tem aqui no Estado para discutir as políticas públicas do livro, leitura e literatura e este ano nós optamos pela formação. Ele está com uma programação menor este ano porque estamos neste processo de reestruturação, porém não menos importante”, explica a coordenadora do Comitê Proler Estadual e do Núcleo de Livro, leitura, Literatura e Bibliotecas da Fundação de Cultura, Melly Sena.

Mais informações e inscrições para os cursos e oficinas do Proler pelo telefone (67) 3316-9161. A programação completa você confere clicando AQUI.

Comunicação FCMS
Foto: Divulgação/FCMS

Compartilhar post:

Receba nossa news

Populares

Mais como esta
Relacionadas

Marçal Filho Foge do Debate: O Coitado Injustiçado ou O Famoso ‘Fez, Mas Foi Sem Querer’?

O debate deste sábado entre os candidatos à prefeitura...

População de Dourados Aguarda Ansiosa pelo Primeiro Confronto entre Alan Guedes e Marçal Filho

Neste sábado, Dourados será palco do primeiro confronto entre...

Deputada criticada, drible ético e mulherada de olho roxo

Deputada criticadaO pessoal do PL de Dourados parece que...

Marçal Filho “esconde” Zé Teixeira em evento do PSDB em Dourados

Estratégia??? Por que Marçal Filho (PSDB) quer esconder o...