Prefeitura lança edital e inscrições para Vila dos Idosos começam nesta quinta-feira (4)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha), lançou nesta quarta-feira (3) o Edital de Seleção do Condomínio da Melhor Idade, também conhecido como Vila dos Idosos. Localizado próximo ao Horto Florestal, a Vila dos Idosos é o primeiro empreendimento em Campo Grande construído para locação social.

Serão destinados 40 apartamentos à população com mais de 60 anos. As unidades possuem 33,70m² cada, com sala integrada à cozinha, área de serviço e um quarto com banheiro, todos dentro das normas de acessibilidade. O condomínio conta com amplos corredores que permitem iluminação e ventilação natural, salas de apoio, escada de emergência e elevador para todos os andares. Além disso, áreas de sociabilização como sala multiuso, capela e espaço de convivência estarão disponíveis para os moradores.

Para auxiliar nos custos de administração e manutenção do prédio, há uma parceria com a utilização de 10 salões comerciais dispostos no térreo, cada um com área individual de 39,40m². Com a finalidade de proporcionar um ambiente acolhedor e funcional, o complexo habitacional se destaca por sua abordagem inovadora no cuidado e bem-estar dos idosos.

Inscrição e Seleção

A inscrição para participação do processo de seleção será realizada a partir do dia 04 de julho de 2024 até às 23h59min do dia 04 de setembro de 2024, no site da Emha, por meio do link Emha Digital e também presencialmente, das 8h às 17h, na unidade da Emha localizada no Pátio Central Shopping, na Rua Marechal Rondon, n. 1380 – Centro.

A seleção dos inscritos será por meio de sorteio, onde serão atendidas duas cotas: (1) pessoa idosa enquadrada como de Prioridade Especial (acima de 80 anos) e (2) pessoa idosa com deficiência. Os interessados que se enquadrarem nas cotas também participarão do sorteio geral.

No ato da inscrição, devem ser apresentados os seguintes documentos originais do interessado e do cônjuge, se houver: RG e CPF; comprovante de endereço; e comprovante de renda. Os dados para inscrição devem ser preenchidos com a maior quantidade de informações possíveis, a fim de facilitar a localização, caso o interessado seja sorteado.

As unidades habitacionais ofertadas serão exclusivamente destinadas à locação social, sendo proibida a opção de compra ao final do contrato. As unidades não serão mobiliadas, ficando a cargo de cada idoso levar sua mobília para o local.

Após a realização do sorteio, será elaborado perfil socioeconômico e parecer social a fim de verificar o enquadramento nas condicionantes. Os beneficiários terão um custo mensal relativo ao pagamento da locação e da taxa de condomínio.

Requisitos

Os requisitos para aqueles que desejam se inscrever no Programa de Locação Social são:

Possuir renda de 1 (um) a 3 (três) salários mínimos; Não ser proprietário, promitente comprador, permissionário, promitente permissionário de direitos de aquisição, usufrutuário ou arrendatário de outro imóvel;
Não ter sido contemplado(a), em caráter definitivo, por programas habitacionais públicos;
Estar cadastrado(a) no Cadastro Geral da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha); Ter idade igual ou superior a 60 anos.

“Nós já fizemos o experimento da modalidade de locação social no município, implementada pela agência de habitação no ano passado, e foi um sucesso. A locação social ajuda muito as pessoas, porque para construir casas leva mais tempo; quando temos a locação social, a gente resolve a vida de muitas famílias. Esse projeto é uma maneira de trazer dignidade para um público que já contribuiu muito com Campo Grande e que agora merece um cantinho de respeito para seguir a vida e descansar”, disse a prefeita Adriane.

Suporte Internacional

O projeto recebeu suporte internacional através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e resultou na criação do Comitê Habitação de Interesse Social (COHIS), que tem como objetivo apresentar e discutir experiências de locação social como alternativa de acesso à moradia.

Além disso, resultou na elaboração do Decreto Municipal n. 15.167/2022, que regulamenta a Lei Municipal n. 6592 e, em linhas gerais, estabelece responsabilidades, prazos e diretrizes de credenciamento da população, dando início ao Programa de Locação Social do Município.

Para o diretor-presidente da Emha, Claudio Marques, a Vila dos Idosos deve se tornar um modelo de referência em habitação de interesse social. “Esse empreendimento faz parte da revitalização do centro da cidade. É um projeto inovador que servirá de exemplo a ser replicado em outros municípios. O objetivo principal é atender esse público específico, proporcionando moradia digna e acessível para a população idosa”.

Compartilhar post:

Receba nossa news

Populares

Mais como esta
Relacionadas

Marçal Filho Foge do Debate: O Coitado Injustiçado ou O Famoso ‘Fez, Mas Foi Sem Querer’?

O debate deste sábado entre os candidatos à prefeitura...

População de Dourados Aguarda Ansiosa pelo Primeiro Confronto entre Alan Guedes e Marçal Filho

Neste sábado, Dourados será palco do primeiro confronto entre...

Deputada criticada, drible ético e mulherada de olho roxo

Deputada criticadaO pessoal do PL de Dourados parece que...

Marçal Filho “esconde” Zé Teixeira em evento do PSDB em Dourados

Estratégia??? Por que Marçal Filho (PSDB) quer esconder o...