O pré-candidato do PT à Prefeitura de Dourados, Tiago Resende Botelho, foi escolhido pelo Partido dos Trabalhadores de Dourados em votação aberta aos filiados na Câmara de Dourados, neste domingo (7). Desde o ano passado, o professor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está licenciado do cargo para viver e trabalhar em Campo Grande, onde é superintendente do Patrimônio da União (SPU) e onde também faz participações em programa de rádio.
Tiago disputou as eleições de 2022 como candidato ao Senado. Na ocasião, ele acabou com o 3º lugar em votos, com 178.041. Considerado petista raiz, “amigo” do presidente Lula e defensor de minorias como as comunidades inídegenas e de movimentos de trabalhadores “Sem-terra”, Tiago venceu as prévias do partido contra Elias Ishy, por 293 votos contra 88.
Tiago postou o resultado das prévias em suas redes sociais e num dos posts, o professor escreveu “Ser pestista e ter coragem”. Ativo nas redes, o agora pré-candidato ja colecionou muitas polêmicas, como no período de Páscoa do ano passado, quando ele fez um post que foi interpretado como suposto crime de intolerância religiosa.
O petista publicou uma sequência de fotos e mensagens sobre Jesus Cristo e a crucificação. Numa das postagens está escrito: “Bandido bom é bandido morto”. Em outra o seguinte diálogo entre soldados romanos: “O problema de Roma é que as penas são muito amenas”. “O cara cruxifixa hoje, dois, três dias depois, o vagabundo tá ressucitado”.
O episódio ganhou muita repercussão e Tiago Botelho chegou a relatar que sofreu ameaças de morte por conta das publicações. O professor também foi denunciado, mas o caso acabou arquivado.
Tiago se junta a outros pré-candidatos que já anunciaram que irão desputar a prefeitura de Dourados, entre eles, Bela Barros (PDT), Marçal Filho (PSDB), Humberto Teixeira Júnior (PRD) e o atual prefeito Alan Guedes (PP).